DIA MUNDIAL SEM CARRO
A
idéia principal do dia é fazer com que as pessoas pensem um pouco sobre o
estilo de vida que levam, sobre a possibilidade de diminuírem o uso do carro
(em face do trânsito pesado enfrentado nas cidades), ou mesmo, se possível, em
substituir o possante por outro meio de transporte. A Bicicletada, por exemplo,
é um movimento internacional que prega o uso da bicicleta como o principal meio
de transporte das pessoas.
Não é toda hora que dá para utilizar o
transporte público das nossas cidades. Com a pressa em algumas ocasiões, a
lotação e a má qualidade de boa parte desse meio de locomoção, a alternativa é
recorrer ao transporte próprio mesmo. Mas aí já viu: engarrafamento, estresse e
poluição tomam conta do trânsito nas grandes cidades. Mas como ter um carro
mais sustentável com todas essas condições? Preparamos algumas dicas que vão
ajudar a cuidar melhor do seu veículo e do meio ambiente.
1. Mais de uma pessoa no carro
é menos carro na rua. Se você conseguir se articular para não sair sempre
sozinho ou para conseguir uma carona… ponto positivo!
2. Acelere com cuidado: acelerar com
força a cada saída de semáforo gasta combustível e é desnecessário no trânsito
cotidiano. Acelerar com calma acaba sendo mais vantajoso.
3. É importante manter a pressão dos
pneus em dia. O ideal é que você não demore mais que quatro semanas para parar
em um posto e dizer a famosa frase “pode dar uma calibradinha para mim?” Ou
então faça você mesmo. Não demora mais que 10 minutinhos. Com a pressão
dos pneus muito baixa, o consumo de combustível aumenta e o desgaste no
carro também.
4. Quando for trocar de carro, opte por
aqueles mais econômicos com o combustível ou que ofereçam outras
características mais sustentáveis.
5. Procure reduzir o uso do ar
condicionado. Em tempos de verão, ele parece essencial para evitar que
você chegue suado em casa. Porém, o equipamento pode promover um aumento de até
20% no consumo de combustível. Vale, por exemplo, estabelecer metas de uso do
ar: usar só na ida ou só na volta. Uma dica é usar quando o trânsito estiver
parado, mas desligar se o tráfego fluir.
6. Forçar o motor também consome
mais combustível. Se você sabe que vai ter que reduzir ali na frente, não
precisa correr tanto. Todo aumento de velocidade também é aumento de
consumo. Quando você pula de 90 para 120km/h, por exemplo, o aumento no gasto
de combustível é de 30%, em média.
E claro, sempre que puder caminhar, pedalar
o faça, é uma boa alternativa para sua saúde e para a saúde do planeta.
Pratique a carona solidária, saia com a família, ao invés de sair um em cada
carro, por exemplo. Atitudes sustentáveis dependem de mudanças de hábitos
urgentes, vamos colocá-los em prática.
Lançamentos
Renault começa a
vender Twizy na Europa
Dois lugares promete ser solução para trânsito de grandes cidades
A
Renault apresentou os preços oficiais do pequeno Twizy. As primeiras unidades
do urbanóide serão entregues na Europa a partir do início de 2012. Considerado
pelas leis europeias como um "quadriciclo pesado", o Twizy não
precisa passar pelas mesmas regulamentações de um carro de passeio. Entretanto,
pelo mesmo motivo, o modelo não conta com os incentivos fiscais dados aos
automóveis elétricos.
O carro está dando o que falar na imprensa européia, por ser uma empreitada ousada da Renault para entrar no segmento elétrico. O carro comporta dois ocupantes, sentados em fila, e apresentou um comportamento divertido ao rodar, totalmente adequado aos grandes centros urbanos, durante os testes feitos na apresentação do modelo.
O carrinho será vendido em duas versões. A Urban, que custará o equivalente a R$ 17.700, e a Technic, por R$ 19.500. As duas opções são empurradas pelo mesmo propulsor elétrico de 17 cv, suficientes para levar o Twizy aos 80 km/h. As baterias garantem autonomia de cerca de 100 km. Além disso, quem comprar precisará arcar com um leasing de R$ 105 mensais pela recarga das baterias durante um período de 36 meses ou cerca de 7.000 km rodados.
O carro está dando o que falar na imprensa européia, por ser uma empreitada ousada da Renault para entrar no segmento elétrico. O carro comporta dois ocupantes, sentados em fila, e apresentou um comportamento divertido ao rodar, totalmente adequado aos grandes centros urbanos, durante os testes feitos na apresentação do modelo.
O carrinho será vendido em duas versões. A Urban, que custará o equivalente a R$ 17.700, e a Technic, por R$ 19.500. As duas opções são empurradas pelo mesmo propulsor elétrico de 17 cv, suficientes para levar o Twizy aos 80 km/h. As baterias garantem autonomia de cerca de 100 km. Além disso, quem comprar precisará arcar com um leasing de R$ 105 mensais pela recarga das baterias durante um período de 36 meses ou cerca de 7.000 km rodados.
Desde a versão básica estão
disponíveis imobilizador eletrônico, revestimentos à prova d'água, airbag para
o motorista, freios regenerativos e o banco dianteiro com efeito
anti-mergulhante. A Technic adiciona rodas em liga leve e pintura metálica.
Portas semi-translúcidas e teto transparente podem são opcionais. O Twizy já
está em fase de pré-vendas pela internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário