quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Fossas Sépticas


Prevenção de doenças e da contaminação do solo. 

A contaminação do meio ambiente é um dos problemas cruciais da sociedade moderna. Todos sabemos com relação ao assunto, os riscos de doenças e epidemias devidos ao não tratamento de esgotos e sua deposição em rios, córregos e espaços públicos, muitas vezes conduzidos em valas a céu aberto.
As fossas sépticas são unidades de tratamento primário de esgoto doméstico nas quais são feitas a separação e transformação da matéria sólida contida no esgoto.
Uma benfeitoria complementar às moradias, é fundamental no combate a doenças, verminoses e endemias (como esquistossomose e a cólera), pois evitam os lançamentos dos dejetos humanos diretamente em rios, lagos, nascente ou mesmo na superfície do solo.
 
Porém, grande quantidade de loteamentos não possui tais redes coletoras, dando margem aos problemas mencionados acima. Nesses casos é de extrema importância a utilização de fossas sépticas domiciliares, de forma a evitar-se doenças e a contaminação do solo. Vale lembrar que o esgoto não deve ser despejado na rede pública de captação de águas pluviais, prática infelizmente utilizada por desconhecimento dos riscos à saúde.
Dependendo das características de permeabilidade ou absorção do terreno onde deve ser instalada a fossa séptica, o efluente dela originado deve ser encaminhado para elementos específicos como: sumidouros, valas de filtração, valas de infiltração ou filtros anaeróbios. Periodicamente a fossa deve ser limpa. Tal operação - limpa fossa - deve ser realizada pelas prefeituras, ou por empresas credenciadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário