segunda-feira, 19 de maio de 2014

Eu RIO do Peixe...Eu CHORO por tí.

PEIXE VIVO NO DIA MUNDIAL
DA MIGRAÇÃO DE PEIXES

Acontece essa semana, no dia 24 de maio, o Dia Mundial da Migração de Peixes (World Fish Migration Day) com a participação do Programa Peixe Vivo/Cemig e de outras instituições parceiras.

O Dia Mundial da Migração de Peixes (DMMP) 2014 é uma iniciativa global com eventos em todo o mundo, que visam criar consciência sobre a importância dos rios abertos e dos peixes migratórios.

A migração livre de peixes é crucial para que se alcance populações saudáveis das espécies migradoras. Enquanto a maioria dos peixes são migradores, em certa medida, algumas espécies como o salmão, esturjão, truta, dourada e surubim migram milhares de quilômetros para completar seu ciclo de vida. Se eles não puderem migrar, toda a sua população pode desaparecer.


Isso já aconteceu com muitas espécies em diferentes lugares  ao redor do mundo. Em Minas Gerais temos diversas espécies migradoras, tais como: Curimatã Pacu, Curimatã Pioa, Jaú, Mandi Amarelo, Matrinxã, Pintado, Piracanjuba, Dourado e Surubim.



Em diversas regiões do mundo, como no rio Mekong, na Ásia, e o São Francisco e o Amazonas no Brasil, milhões de pessoas dependem de peixes migradores como fonte alimentar. Ao mesmo tempo têm-se aumentando o número de barreiras instaladas nos rios, o que torna cada vez mais difícil para esses peixes se reproduzirem. Nessa situação, muitas espécies estão ameaçadas de extinção e se o estoque destes peixes entrar em colapso pode causar um efeito




devastador na vida destas comunidades. A principal ameaça a estes peixes é a construção de barragens para a captação de água, agricultura e geração de energia elétrica.



O que será feito em Minas Gerais?

Em Minas Gerais serão realizados diversos eventos envolvendo universidades e centros de pesquisas (UFMG, UFLA, UFV, PUC-MG, UFSJ, IFNMG e Uniube), empresas (Cemig) e outras instituições (Fundação Zoobotânica, Codevasf e Fadetec), que promoverão seminários, exposições e atividades lúdicas para adultos e crianças.

E o nosso LEPORINUS COPELLANDI FLAMINGUS: legítimo piau vermelho exclusivo da Bacia do Santo Antônio/Doce???? Vai desaparecer..assim como os Rios do Peixe e santo Antônio.

 

 
Confirma a programação completa no site do Peixe Vivo (www.cemig.com.br/peixevivo) e participe da atividade mais perto de você!

Mais informação sobre o evento mundial no site:  http://www.worldfishmigrationday.com.

Participe conosco dessa ação global!



Mais informações sobre o Programa Peixe Vivo acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário