quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A Natureza em Pessoa...


Quando Eu
                          Quando eu não te tinha
                          Amava a Natureza como um monge calmo a Cristo.
                          Agora amo a Natureza
                          Como um monge calmo à Virgem Maria,
                          Religiosamente, a meu modo, como dantes,
                          Mas de outra maneira mais comovida e próxima ...
                          Vejo melhor os rios quando vou contigo
                          Pelos campos até à beira dos rios;
                          Sentado a teu lado reparando nas nuvens
                          Reparo nelas melhor —
                          Tu não me tiraste a Natureza ...
                          Tu mudaste a Natureza ...
                          Trouxeste-me a Natureza para o pé de mim,
                          Por tu existires vejo-a melhor, mas a mesma,
                          Por tu me amares, amo-a do mesmo modo, mas mais,
                          Por tu me escolheres para te ter e te amar,
                          Os meus olhos fitaram-na mais demoradamente
                          Sobre todas as cousas.
                          Não me arrependo do que fui outrora
                          Porque ainda o sou.
 
Vai Alta no Céu

                  Vai alta no céu a lua da Primavera
                  Penso em ti e dentro de mim estou completo.
                  Corre pelos vagos campos até mim uma brisa ligeira.
                  Penso em ti, murmuro o teu nome; e não sou eu: sou feliz.
                  Amanhã virás, andarás comigo a colher flores pelo campo,
                  E eu andarei contigo pelos campos ver-te colher flores.
                  Eu já te vejo amanhã a colher flores comigo pelos campos,
                  Pois quando vieres amanhã e andares comigo no campo a colher flores,
                  Isso será uma alegria e uma verdade para mim.
 
 
O Amor é uma Companhia

                                      
                 O amor é uma companhia.
                 Já não sei andar só pelos caminhos,
                 Porque já não posso andar só.
                 Um pensamento visível faz-me andar mais depressa
                 E ver menos, e ao mesmo tempo gostar bem de ir vendo tudo.
                 Mesmo a ausência dela é uma coisa que está comigo.
                 E eu gosto tanto dela que não sei como a desejar.
                 Se a não vejo, imagino-a e sou forte como as árvores altas.
                 Mas se a vejo tremo, não sei o que é feito do que sinto na ausência dela.
                 Todo eu sou qualquer força que me abandona.
                 Toda a realidade olha para mim como um girassol com a cara dela no meio.
 
O Pastor Amoroso

                    O pastor amoroso perdeu o cajado,
                    E as ovelhas tresmalharam-se pela encosta,
                    E de tanto pensar, nem tocou a flauta que trouxe pira tocar.
                    Ninguém lhe apareceu ou desapareceu.
                    Nunca mais encontrou o cajado.
                    Outros, praguejando contra ele, recolheram-lhe as ovelhas.
                    Ninguém o tinha amado, afinal.
                    Quando se ergueu da encosta e da verdade falsa, viu tudo:
                    Os grandes vales cheios dos mesmos verdes de sempre,
                    As grandes montanhas longe, mais reais que qualquer sentimento,
                    A realidade toda, com o céu e o ar e os campos que existem,
                    estão presentes.
                    (E de novo o ar, que lhe faltara tanto tempo, lhe entrou fresco
                    nos pulmões)
                    E sentiu que de novo o ar lhe abria, mas com dor,
                    uma liberdade
                    no peito.
 
Passei Toda a Noite
                    Passei toda a noite, sem dormir, vendo, sem espaço, a figura dela,
                    E vendo-a sempre de maneiras diferentes do que a encontro a ela.
                    Faço pensamentos com a recordação do que ela é quando me fala,
                    E em cada pensamento ela varia de acordo com a sua semelhança.
                    Amar é pensar.
                    E eu quase que me esqueço de sentir só de pensar nela.
                    Não sei bem o que quero, mesmo dela, e eu não penso senão nela.
                    Tenho uma grande distração animada.
                    Quando desejo encontrá-la
                    Quase que prefiro não a encontrar,
                    Para não ter que a deixar depois.
                    Não sei bem o que quero, nem quero saber o que quero.
                    Quero só Pensar nela.
                    Não peço nada a ninguém, nem a ela, senão pensar.
 
 
Todos os Dias
                         Todos os dias agora acordo com alegria e pena.
                         Antigamente acordava sem sensação nenhuma; acordava.
                         Tenho alegria e pena porque perco o que sonho
                         E posso estar na realidade onde está o que sonho.
                         Não sei o que hei de fazer das minhas sensações.
                         Não sei o que hei de ser comigo sozinho.
                         Quero que ela me diga qualquer cousa para eu acordar de novo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário