segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

SOLOS: Problemas & Soluções



 
O solo têm uma grande importância para todos e em todos os sentidos pois é nele que se planta,  colhe, constrói e ainda retira organismos, partículas e substancias para a realização de pesquisas cientificas. O solo não se resume em apenas um tipo, mas sim são vários os tipos de solos que pode ser arenoso, argiloso, árido, entre outros. Conheçamos quais são os tipos de solos existentes:

Arenoso

O solo arenoso se constitui de algumas substancias de areia em que se unem e muitas vezes se formam em cristais de quartzo ou também denominados de minerais primários, essa formação tem sua estrutura considerada de ótima infiltração o que dificulta a sobrevivência de plantas e/ou organismos.

Argiloso

O solo argiloso se compõe como o próprio nome informa de pequenas quantidades de argila em que se unem e conseguem abrigar grande quantidade de água, é formado de alumínio e ferro, e também não são de fácil habitação para as plantas.

Árido

O solo árido é assim classificado devido ser encontrados em áreas onde a ocorrência de chuva é baixa comparada a temperatura, ou seja, o solo árido não possui em suas composição nenhuma quantidade de água e quase sempre não se forma por completo.

Orgânico

Em solo orgânico é normalmente encontrado materiais orgânicos em processo de decomposição, esse tipo de solo tem grande facilidade com o plantio considerando a existência de húmus que é um dos principais resíduos da decomposição que contribui na produção de nitrogênio.

Solos siltosos

Os solos siltosos são assim classificados por em sua composição ser encontrado partículas em silte que possui grande facilidade de erosão.

Latossolo

O tipo latossolo é assim denominada por conter catins e argila em sua composição, são muito encontrados em terrenos sem grandes alterações na sua formação, ou seja, com poucas ondulações. Podendo ainda possuir cor vermelha, laranja e também amarela devido ao fato de que contem ferro e alumínio.

Solos negros das Planícies e das Pradarias

A classificação  dos solos negros das planícies e das padarias recebem essa denominação por conter em sua composição grandes quantidades de matéria orgânica.

Solos de montanhas

Os solos de montanhas são normalmente considerados um solo jovem, isso por estarem em formação ou terem acabado de se formarem.

Solo lixiviado

O solo lixiviado é o tipo que contém em sua composição pouca ou nenhuma quantidade de nutrientes e sais minerais, isso acontece por serem localizados em áreas com grande ocorrência de chuvas que levam os nutrientes e deixa o solo totalmente desfavorecido de potássio e nitrogênio.

A “lixiviação” é a extração ou solubilização dos constituintes químicos de uma rocha, mineral, solo, depósito sedimentar e etc. pela ação de um fluido percolante.
Em metalurgia  e outras áreas relacionadas, a lixiviação é utilizada para separar metais  de valor de um minério por meio de solução aquosa de maneira barata (sem ser necessário o beneficiamento do minério) e, em outros casos, também é usada para se fazer a remoção de impurezas, quando recebe o nome de “lixiviação inversa”.
Este tipo de lixiviação chamamos de “lixiviação química” e pode ser divida em dois tipos: lixiviação direta e lixiviação sob pressão.
Já em geologia, chamamos de lixiviação ao processo de “arraste” ou “lavagem” dos sais minerais presentes no solo, caracterizando uma forma inicial de erosão, ou erosão leve.
A lixiviação, neste sentido, ocorre quando o solo fica demasiadamente exposto (por causa de desmatamento, queimadas  ou sobrepastoreio) e, com a ação gradativa das chuvas vai tendo seus materiais arrastados tornando-se primeiro infértil, e depois, podendo ocasionar erosões graves (voçorocas) dependendo do tipo de solo e grau de exposição.
No tratamento de resíduos (principalmente de efluentes) pode ser usado o processo de lixiviação bacteriana, ou biolixiviação, que consiste na utilização de microorganismos (bactérias) capazes de solubilizar metais através da oxidação de sulfetos metálicos.


Como viram são muitos os tipos de solos e cada um possui suas características e formações o que distingue uns dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário