terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Menos ( = + ) Desiquilibrios na Natureza

CADEIA ALIMENTAR:

Na natureza, todos os seres vivos dependem uns dos outros. As plantas crescem e fornecem alimento para algumas espécies de animais, as quais servem de alimento para outros animais. Os restos são decompostos por bactérias e retornam à terra em forma de sais minerais. Essa relação linear é chamada de cadeia alimentar. Além de garantir a existência das espécies, a cadeia alimentar permite que a natureza permaneça em equilíbrio ecológico.

                                          O que é o Desequilíbrio Ecológico
     Foram necessários milhões de anos para que a mãe natureza colocasse ordem na casa e equilibrasse os ecossistemas. O problema é que pequenas mudanças podem provocar o desequilíbrio ecológico. Em condições naturais, essas alterações costumam ser pequenas e são rapidamente neutralizadas pela a natureza.
O desequilíbrio ecológico ocorre quando algum elemento (animal ou vegetal) de um ecossistema é reduzido em quantidade, adicionado ou subtraído. Esta mudança pode originar reações em cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema.
                                                                    Causas
    A ação do homem é a principal causa de desequilíbrio ecológico na atualidade. Muitas atividades humanas causam mudanças tão intensas e tão rápidas, que os mecanismos naturais não conseguem neutralizar a tempo seus efeitos nocivos.
Entre estas ações, podemos citar o desmatamento, a caça e a pesca sem controle e a urbanização em áreas de matas e florestas.
Temos visto muito a “invasão” de espécies animais silvestres para o ambiente urbano. O homem, com o crescimento das cidades, avança sobre o habitat dos animais, insetos e os deixam sem opções, ou estes se extinguem, ou buscam uma nova forma de sobrevivência. Hoje em dia é muito comum ver, periquitos, araras, tucanos, abelhas, entre outros bichos voando nos grandes centros urbanos. É bonito, mas é triste, pois as matas que estes animais habitavam estão sendo destruídas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário