quinta-feira, 7 de março de 2013

SEJAMOS: PRÓ-LIXOS...



Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é a maneira de conceber, implementar e administrar sistemas de Limpeza Pública considerando uma ampla participação dos setores da sociedade com a perspectiva do desenvolvimento sustentável. A sustentabilidade do desenvolvimento é vista de forma abrangente, envolvendo as dimensões ambientais, sociais, culturais, econômicas, políticas e institucionais
 
Isso significa articular políticas e programas de vários setores da administração e vários níveis de governo, envolver o legislativo e a comunidade local, buscar garantir os recursos e a continuidade das ações, identificar tecnologias e soluções adequadas à realidade local.
Especificamente com relação aos resíduos sólidos, as metas são reduzir ao mínimo sua geração, aumentar ao máximo a reutilização e reciclagem do que foi gerado, promover o depósito e tratamento ambientalmente saudável dos rejeitos e universalizar prestação dos serviços, estendendo-os a toda a população.

 Variedades de metodologias/tecnologias para os materiais;
Participação da Sociedade
Inclusão dos catadores
                                 
 
 Objetivos:

 Apresentar aos participantes um conjunto de diretrizes para elaboração de Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), em conformidade com a Lei nº 12.305/2010 e seu Decreto Regulamentador nº 7.404/2010; 2. Orientar técnicos e consultores nos procedimentos para coleta e análise de dados de resíduos municipais, de construção e demolição, industriais e perigosos; 3. Instruir gestores públicos na elaboração dos Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), nos termos previstos na Lei 12.305/2010; 4.  Analisar casos práticos.

Público Alvo:
Gestores municipais e tomadores de decisão; Consultores que trabalham com serviços urbanos, reciclagem ou manejo de resíduos; Profissionais que desejem expandir seus conhecimentos em resíduos sólidos; Professores e alunos de planejamento e gestão ambiental; Representantes ou membros de organizações de interesse locais, incluindo grupos comunitários, ONGs e o setor privado; A imprensa, especialmente quando procuram material de referência; Agentes de fomento financeiro que estejam interessados em sustentar futuras atividades de manejo de resíduos
Diretrizes para desenvolvimento do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Gestão integrada de resíduos sólidos refere-se a uma abordagem estratégica para a gestão sustentável dos resíduos sólidos abrangendo todas as fontes e todos os aspectos, a geração, segregação, transferência, triagem, tratamento, valorização e eliminação de forma integrada, com ênfase na maximização da eficiência do uso de recursos, levando em conta:
·  Políticas (regulatório, fiscal, etc);
·  Tecnologias (equipamentos básicos e estratégias operacionais);
·  Medidas voluntárias(sensibilização, auto-regulação, etc);
·  Viabilidade técnica;
·  Viabilidade econômica;

Nenhum comentário:

Postar um comentário