segunda-feira, 22 de julho de 2013

Monitoramento da chuva e da qualidade do ar em Dom Joaquim - MG



 
02 projetos que irão ser implantados na cidade através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parcerias com *CEMADEM & *UFRJ
  Objetivo
  • *O projeto "Pluviômetros nas Comunidades" visa introduzir a cultura da percepção de riscos de desastres naturais no Brasil, envolvendo a população que vive em áreas de risco, fortalecendo as capacidades locais de enfrentamento de eventos adversos.
O projeto prevê a distribuição de pluviômetros semiautomáticos (equipamento que mede a quantidade de chuva) para serem instalados em áreas de risco e operados por equipes da comunidade local, especialmente treinadas e, desta forma, promover o engajamento e a conscientização dos moradores, completando a rede de informações hidrometeorológicas que fazem parte da estrutura observacional do país para o monitoramento e alertas de desastres naturais.

O projeto será conduzido mediante parceria entre o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - CEMADEN, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres - CENAD, do Ministério da Integração Nacional (MI) , e busca identificar outros parceiros interessados em receber e instalar pluviômetro(s) em áreas de risco dos municípios mais suscetíveis e vulneráveis à ocorrência de desastres naturais, principalmente, deslizamentos.

Justificativa
  • Os desastres naturais mais comuns registrados no Brasil são decorrentes de inundações, alagamentos, enxurradas, deslizamentos, estiagens, secas e vendavais. Nos ambientes urbanos, onde se concentra a maioria da população brasileira, as inundações, as enxurradas e os deslizamentos de solo ou rocha são os eventos que causam os maiores impactos.
                  


*Qualidade do Ar
Dom Joaquim será uma das 100 cidades de Minas Gerais,  que participará da campanha de monitoramento da qualidade do ar por tubos passivos para medir as concentrações de dióxido de nitrogênio (NO2), esta campanha, cujos resultados permitirão compor um mapa do Estado com a distribuição média das concentrações de NO2.




 
Este trabalho faz parte de um Projeto de Pesquisa e Extensão, que terá ainda como desdobramento a criação de um canal permanente de consulta, a disposição da Prefeitura, tendo como anfitrião o Laboratório de Estudos em Poluição do Ar (LEPA)/UFRJ, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO em qualquer assunto relativo a qualidade do ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário