O Dia Mundial do Meio Ambiente em Dom Joaquim - MG BRASIL
TEMA: AÇÕES & REFLEXÕES:
Comemorado com muito entusiasmo e participação das crianças, jovens e a comunidade local; Na Tenda de S.Domingos na Praça da Matriz, onde foram exibidos vídeos com temáticas motivacionais sobre a preservação do Meio Ambiente, plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, que foram germinadas a partir de sementes colhidas em nossas matas (geneticamente adaptadas) e foram replantadas em áreas degradadas do principal atrativo turístico da cidade que é : O RECANTO DA REPRESA e área de camping. As crianças participaram, ajudando no plantio e recebendo orientações dos Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e dos professores, tomando conhecimento da importância da preservação das APP's Áreas de Preservação Permanentes: Matas ciliares, matas de topo, o papel das florestas na prevenção dos assoreamentos.
Também foi lançado oficialmente no município a COLETA SELETIVA, e o papel da comunidade, no intuito de separar primariamente o "lixo seco do lixo molhado" para facilitar o trabalho dos coletores. Durante o evento a garotada pode participar, opinando, sendo esclarecidas sobre os recipientes e as cores padrão para receber os resíduos sólidos. Foram premiadas as crianças que acertaram as perguntas e posteriormente serão aplicados pelos professores trabalhos para casa sobre o tema, e as melhores redações serão premiadas.
Foram apresentadas as ações da SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, que em apenas 03 meses já conseguiu a A.A.F AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL DE FUNCIONAMENTO da UTC Usina de Triagem e Compostagem de D. Joaquim, bem como já foi criado no município o CMMA (CODEMA) CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE, órgão consultivo, deliberativo e punitivo, com participação de membros da comunidade. Outro importante trabalho da Secretaria de Meio Ambiente foi a afixação de placas indicativas educativas na APA Gameleira, uma Área de Preservação Ambiental, que abrange um terço do município e precisa ser melhor cuidada, para que não ocorra agressões a fauna e a flora local, bem como cessem os assoreamentos no berço das águas do Rio do Peixe e seus mananciais, que fornecem água para a companhia de saneamento COPASA.
Dentre os vídeos, o que mais chamou a atenção dos participantes, foi o que mostrava as degradações ambientais e impactos sociais, econômicos e culturais da implantação de projetos de mineração. Perplexos com tamanha destruição, que as cenas exibidas despertaram nos participantes a vontade de se unirem e pactuarem e construirem coletivamente os meios de prevenir e minimizar esses impactos e cobrar efetivamente dos órgãos responsáveis atitudes e punições as agressões, que a cidade e o meio ambiente já vem sofrendo.
Os organizadores, agradecem a participação de todos os envolvidos nesta empreitada; principalmente as crianças, que marcaram presença em grande número, o Grupo Pró- Jovem, aos professores, diretores, aos palestrantes e o apoio marcante da PREFEITURA DE DOM JOAQUIM, na viabilização deste evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário