Os poços de monitoramento são utilizados em diversas circunstâncias e tem por objetivo obter amostras de água subterrânea a fim de se verificar, através das análises químicas e físico-químicas a qualidade hidrogeológicas e os seus índices de contaminação.
De acordo com as Legislações vigentes (Portaria MS 518/2004, Resolução SS 65/2005, Portaria SMS 1.931/2009, Resolução Conjunta nº. 3), os poços tubulares profundos:
(solução alternativa de abastecimento) com água destinada ao consumo humano, deverão ser cadastrados e monitorados através do sistema de dosagem de cloro apresentando relatórios mensais e anuais ao órgão responsável – Vigilância Sanitária Municipal.
As portarias acima citadas encontram-se nos links abaixo:
Portaria SMS 1.931/2009
Portaria MS 518/2004
Resolução SS65/2005
Resolução Conjunta SMA/serhs/sés – 3
Os serviços de inspeção e análise através dos poços de monitoramento também nos fornecem outros indicadores de contaminação, como PAH e BTEX no caso de hidrocarbonetos. Comumente utilizada em área de disposição de resíduos sólidos poluentes, tipo aterros sanitários e lixões, postos de serviços de abastecimento para detecção de vazamentos, sendo que esses devam seguir rigorosamente as Normas da ABNT, segundo a NBR 13895.
Disposição Esquemática dos Poços de Monitoramento:
O poço recebe tampa de ferro e cadeado, selado para proteção e instalado câmara de calçada, para futuras campanhas de coletas de água ou vapor para análises químicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário